
Empresas brasileiras já podem demonstrar os benefícios ambientais de seus produtos em comparação a competidores internacionais graças ao novo sistema de medição e certificação da pegada de carbono e água de produtos.
A iniciativa, apoiada pelo Governo Federal, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, pelo Carbon Trust (organização sem fins lucrativos) e pela Embaixada Britânica em Brasília, originou um selo de qualidade que será conferido às companhias que se adequarem aos requisitos sustentáveis pré-estabelecidos pelos idealizadores do projeto.
O sistema, que foi criado por meio de um processo participativo que envolveu a indústria brasileira e a Carbon Trust, será operado pela ABNT. As organizações que obtiverem a certificação poderão utilizar os novos selos de pegada de carbono e de água para comunicar suas ações de medição e redução do impacto ambiental ao longo do ciclo de vida dos seus produtos.
Oportunidade de melhoria
De acordo com o diretor de Certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, o processo de medição e certificação da pegada de produtos permite que as empresas identifiquem pontos de ineficiência e busquem soluções para otimizar processos e melhorar suas reputações com os clientes, reduzindo custos e a pegada de seus produtos, bem como os riscos aos quais estão expostas em toda a sua cadeia produtiva.
Ainda segundo os idealizadores do selo, a capacidade de evidenciar o baixo impacto ambiental de produtos brasileiros dará às empresas vantagens competitivas no mercado internacional, sendo que elas tendem a crescer na medida em que as companhias brasileiras as transformarem em vantagens comerciais em um cenário de uma economia de baixo carbono.
Mercado local
O sistema também trará vantagens para o mercado doméstico, permitindo que as empresas demonstrem suas vantagens em relação a produtos importados, da China ou da Índia, que podem até ser mais baratos, mas frequentemente têm maior impacto ambiental em seus ciclos produtivos.
A fase piloto do projeto foi encerrada há dois meses engajou empresas dos setores de alumínio, vidro, aço, cimento, químicos e tecidos, totalizando nove categorias de produtos e 16 categorias de subprodutos. Dentre estas companhias estavam grandes multinacionais como Braskem, CSN, Saint-Gobain, Arcelor Mittal, Votorantim e Novelis, ao lado de pequenas organizações.
Fonte: Assessoria de imprensa