
A Siemens Fundação inaugura sua primeira Escola Formare nas dependências do complexo industrial da Siemens, em Jundiai (SP). Vinte jovens de baixa renda que moram nas proximidades da empresa vão participar dos cursos de educação profissional oferecido pelo Formare. A partir de 17 de setembro, a escola inicia suas atividades e contará com o apoio dos próprios funcionários da companhia, que vão ministrar as aulas de ensino profissionalizante durante todo o programa.
As inscrições, realizadas em parceria com as escolas da região, ocorreram em agosto e mais de 80 alunos participaram do processo seletivo, que contou com prova de conhecimentos gerais, dinâmicas em grupo e visitas domiciliares.
Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso tem duração estimada de 10 meses e oferece a oportunidade aos jovens de terem um contato inicial com o mercado de trabalho, além de desenvolverem competências e habilidades com as aulas teóricas e práticas nas instalações da Siemens.
A sala de aula, construída especialmente para o projeto Formare dentro do complexo, complementa o ambiente de aprendizagem profissional, que contará ainda com toda a estrutura e tecnologia de ponta da companhia para o crescimento profissional dos jovens, preparando-os como um diferencial para inserção no mercado de trabalho.
O curso da Escola Formare Siemens Fundação é dividido em três módulos e os participantes terão contato com diversas disciplinas, como Comunicação e Relacionamento, Matemática, Inglês, Meio Ambiente e Gestão de Qualidade, entre outras. O programa do curso conta com 25 aulas semanais e um time de educadores voluntários para cada disciplina.
“O ambiente profissional disponibilizado pela Siemens desenvolverá as potencialidades desses jovens para integrá-los à sociedade como cidadãos e profissionais, por meio da ação voluntária de colaboradores capazes e qualificados que doarão conhecimento e experiência,” afirma Fernanda Marquardt, coordenadora do projeto.
O Formare é mais um projeto direcionado aos jovens que recebe apoio da Siemens Fundação. A companhia, em parceria com o SENAI de Jundiaí, também conta com o programa de formação de aprendizes, o DUAL, em que oferece o curso de Aprendizagem Industrial. No ano passado, o programa comemorou seu quinto ano de existência e visa à formação de jovens profissionais para as áreas fabris da localidade, tendo como foco a capacitação de montadores de equipamentos elétricos.
Fonte: Redação BlogPress!
Deixe um comentário!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.