Agora na HousePress: Reportagem fotográfica para a próxima edição do Parker News, periódico trimestral da Parker Hannifin
Fale conosco:
blogpress@housepress.com.br
_seu case

Conte sua história de sucesso B2B!

Se você tem um case ou alguma outra informação interessante para os profissionais de comunicação ou marketing do segmento B2B, envie para nossa avaliação pelo e-mail blogpress@housepress.com.br. Sua mensagem poderá ser publicada aqui no BlogPress!

_nosso conceito

No BlogPress! você encontra informações sobre a comunicação B2B, além de dicas sobre as boas práticas de marketing industrial. Publicamos regularmente cases de mercado, artigos sobre as tendências na propaganda, no marketing, na publicidade e na web, além da opinião de especialistas e profissionais do setor. Resumindo: trabalhamos para que o marketing de sua empresa seja cada vez mais eficiente na comunicação B2B!

_nossa equipe

A equipe BlogPress! é formada por jornalistas, designers gráficos, publicitários e web designers – todos profissionais da HousePress Propaganda. Nossa missão é disponibilizar conteúdo qualificado aos que trabalham ou simplesmente se interessam pelo marketing desenvolvido no setor industrial e pela comunicação business-to-business.

_vale a pena acessar Português

B2B Magazine
Portal que aborda temas relacionados à Tecnologia da Informação e Negócios

Blog do Francisco Marcondes
Blog de Francisco Marcondes sobre marketing, vendas industriais e gestão de processos e pessoas

Blog NEI
Blog corporativo direcionado à indústria

Blog Vendas B2B
Renato Romeo ensina em seu blog como negociar e vender no mundo empresarial

CNI - Confederação Nacional da Indústria
Entidade que tem como missão defender e representar a indústria

Ethevaldo Siqueira
Website com as análises e tendências para o setor de tecnologia

IAB Brasil
Comunidade sobre marketing e mídias sociais gerenciada pela Interactive Advertasing Bureau

Ibramerc
Portal do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado

Instituto de Marketing Industrial
Instituto que tem como objetivo fomentar a cooperação entre empresas fornecedoras e clientes

Jornal Comércio, Indústria e Serviços
Veículo especializado em publicar notícias do comércio, indústria e serviços

Mundo do Marketing
Revista eletrônica especializada em informar, discutir e promover o mercado de Marketing

Portal de Branding
Portal que disponibiliza os mais variados temas, análises e opiniões relacionadas ao Branding.

Inglês

B2B International
Uma das principais consultorias especializadas na investigação do mercado business-to-business

B2B Marketing Online
No site são encontradas as práticas ideais, últimas notícias, pesquisas e cases de sucesso do setor de Marketing

B2B Voices
Blog que reúne profissionais especializados em Marketing, Relações Públicas e Mídias Sociais de importantes empresas do mercado B2B

The B2B Lead
Ferramenta apresenta conselhos de grande utilidade para profissionais de Marketing.

Espanhol

Marketing Directo
Portal de Marketing Direto e Publicidade especializado em divulgar notícias do setor

Puro Marketing
Portal com notícias, fóruns e publicações sobre os mais diversificados conceitos de Marketing

Revista Organiza
Revista eletrônica que reúne notícias, eventos e opiniões de especialistas de Marketing

_indique para um amigo
_10/11/2009 11:26:14

Participação em feiras de negócios projeta empresa no mercado

Paulo Rezende

Renovar as alianças, formar novas parcerias e aumentar a visibilidade dos produtos e serviços. São esses alguns dos objetivos que levam as empresas a participar de feiras de negócios. Paulo Rezende, diretor de Marketing da Reed Exhibitions Alcantara Machado – considerada a maior promotora de feiras do mundo –, evidencia a importância dessa plataforma de comunicação para os negócios e propõe soluções para que a corporação obtenha o retorno esperado deste investimento.

BlogPress: Por que participar de uma feira de negócios?

Paulo Rezende: Uma feira de negócios tem o propósito de reunir em um único lugar e em um mesmo período centenas de empresas e milhares de empresários interessados em realizar novos negócios, ampliar parcerias e realizar novas alianças. A feira é uma oportunidade de apresentar a um grande número de pessoas as mais recentes novidades da empresa, suas inovações tecnológicas ou simplesmente de mostrar sua marca ao mercado.

BP: Geralmente custa caro participar de uma feira? O valor investido é recuperado em quanto tempo?

PR: Depende muito do tipo de projeto que o expositor deseja. Em relação ao retorno financeiro, nossa experiência mostra que isso acontece entre três meses e um ano após a realização do evento.

BP: Existe alguma relação de porcentagens, por exemplo, de quanto
uma empresa deve investir nesta plataforma de comunicação?


PR: Isso também depende do planejamento estratégico e da cultura de cada empresa. Existem companhias que sabem usufruir muito bem do momento, aproveitando que há uma concentração de seu público-alvo naquele local, e assim também extrapolam as ideias e integram diversas ferramentas de marketing, maximizando o retorno de seu investimento.

BP: Qual valor é considerado ideal para este investimento levando-se em conta o custo–benefício?

PR: Não há um valor específico, o que a empresa precisa ter em mente é a sua capacidade de geração de negócios no âmbito da feira e de transformação do lead em vendas no médio e longo prazo. Quanto mais competente a empresa for para reverter estes quesitos em negócios, mais ela balizará o investimento neste tipo de evento.

BP: Quais mecanismos de comunicação a empresa deve usar para atrair o público?

PR: Além do trabalho de divulgação interna, por meio de campanhas de marketing e assessoria de imprensa, sempre orientamos o expositor a planejar sua participação no evento, focando realmente naquilo que deseja alcançar perante o público visitante. Vale ressaltar que o expositor deve entender que a feira é muito mais do que os dias no pavilhão – isto é, a preparação deve acontecer antes, ter os seus melhores esforços empregados durante e não se esquecer que os contatos feitos podem reverter em negócios depois.
Além disso, utilizar ferramentas de marketing próprias e contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa são alguns diferenciais. Existem também outras ferramentas para dar suporte à divulgação do expositor, como convites eletrônicos personalizados, selo do evento para anexar às divulgações com seus clientes, convites impressos e ferramentas de merchandising, entre outros.

BP: É importante que a empresa participe de uma feira mesmo em um momento de crise?

PR: Certamente! É nos momentos de crise que as grandes oportunidades aparecem. Ao longo deste ano tivemos quase 30 feiras, algumas de setores da indústria atingidas arduamente pela crise econômica mundial, uma vez que grandes marcas são multinacionais. Mas aqueles que encararam a crise e acreditaram nas feiras, em sua grande maioria, tiveram bons retornos pós-feira.

BP: Quais podem ser as consequências de uma empresa que corta seus investimentos nesta área a curto, médio e longo prazo?

PR: Talvez uma das grandes consequências seja não aparecer para o mercado, não aparecer para o seu próprio cliente e assim deixar espaço aberto para que o cliente comece a perceber quais são as marcas que estão consolidadas no setor.

Paulo Rezende
É diretor de Marketing da promotora de feiras Reed Exhibitions Alcantara Machado – fusão da principal promotora de feiras do mundo, Reed Exhibitions, com a principal da América Latina, Alcantara Machado Feiras de Negócios.

Marcador(es): Entrevista

Twitter Leia todos os posts