Conte sua história de sucesso B2B!
Se você tem um case ou alguma outra informação interessante para os profissionais de comunicação ou marketing do segmento B2B, envie para nossa avaliação pelo e-mail blogpress@housepress.com.br. Sua mensagem poderá ser publicada aqui no BlogPress!
No BlogPress! você encontra informações sobre a comunicação B2B, além de dicas sobre as boas práticas de marketing industrial. Publicamos regularmente cases de mercado, artigos sobre as tendências na propaganda, no marketing, na publicidade e na web, além da opinião de especialistas e profissionais do setor. Resumindo: trabalhamos para que o marketing de sua empresa seja cada vez mais eficiente na comunicação B2B!
A equipe BlogPress! é formada por jornalistas, designers gráficos, publicitários e web designers – todos profissionais da HousePress Propaganda. Nossa missão é disponibilizar conteúdo qualificado aos que trabalham ou simplesmente se interessam pelo marketing desenvolvido no setor industrial e pela comunicação business-to-business.
B2B Magazine
Portal que aborda temas relacionados à Tecnologia da Informação e Negócios
Blog do Francisco Marcondes
Blog de Francisco Marcondes sobre marketing, vendas industriais e gestão de processos e pessoas
Blog NEI
Blog corporativo direcionado à indústria
Blog Vendas B2B
Renato Romeo ensina em seu blog como negociar e vender no mundo empresarial
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Entidade que tem como missão defender e representar a indústria
Ethevaldo Siqueira
Website com as análises e tendências para o setor de tecnologia
IAB Brasil
Comunidade sobre marketing e mídias sociais gerenciada pela Interactive Advertasing Bureau
Ibramerc
Portal do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado
Instituto de Marketing Industrial
Instituto que tem como objetivo fomentar a cooperação entre empresas fornecedoras e clientes
Jornal Comércio, Indústria e Serviços
Veículo especializado em publicar notícias do comércio, indústria e serviços
Mundo do Marketing
Revista eletrônica especializada em informar, discutir e promover o mercado de Marketing
Portal de Branding
Portal que disponibiliza os mais variados temas, análises e opiniões relacionadas ao Branding.
B2B International
Uma das principais consultorias especializadas na investigação do mercado business-to-business
B2B Marketing Online
No site são encontradas as práticas ideais, últimas notícias, pesquisas e cases de sucesso do setor de Marketing
B2B Voices
Blog que reúne profissionais especializados em Marketing, Relações Públicas e Mídias Sociais de importantes empresas do mercado B2B
The B2B Lead
Ferramenta apresenta conselhos de grande utilidade para profissionais de Marketing.
Marketing Directo
Portal de Marketing Direto e Publicidade especializado em divulgar notícias do setor
Puro Marketing
Portal com notícias, fóruns e publicações sobre os mais diversificados conceitos de Marketing
Revista Organiza
Revista eletrônica que reúne notícias, eventos e opiniões de especialistas de Marketing
Marcador(es): Opinião • Tendências
Marcador(es): Opinião
Quais caminhos o marketing B2B vai seguir a partir de agora? Que ferramentas ou estratégias serão mais utilizadas, e quais cairão em desuso? O que é preciso fazer para ampliar o ROI, melhorando os resultados de suas ações de comunicação com o mercado?
É claro que não existe uma resposta única ou definitiva, mas aqui vão algumas sugestões interessantes apresentadas por especialistas internacionais na matéria. Creio que esses insights podem ser úteis para muitos gestores de marketing brasileiros.
Marcador(es): Opinião • Tendências • Vale a dica
Minha intenção com esse texto não é demonizar o Facebook, ok? Minha despretensiosa intenção aqui é pensar sobre esse modelo de negócio criado pelo Facebook e seu fabuloso time de engenheiros. O Facebook é uma potência midiática e impacta hoje cerca de 1,3 bilhão de terráqueos. Cara, isso é muita gente! Que outra mídia nesse planeta tem esse poder de fogo? Nenhuma.
Os caras são muito competentes no que se propõem a fazer. Criaram um site incrível, um palco no nosso tempo, uma nova ágora, um “playground azul”, como escreveu outro dia o prof. Vinícius Pereira, da UERJ.
O Facebook hoje está sendo estudado por diversas áreas do conhecimento. Os pesquisadores do marketing estão analisando o Facebook como plataformas mercadológicas. Eu, com a lupa da comunicação e do consumo, também estudo o Facebook como um ambiente onde marcas e pessoas constroem jogos discursivos e narrativas envolventes. Nossos amigos da Psicologia, Sociologia, Antropologia e até da Medicina estão analisando hoje o Facebook como um espaço onde se potencializam patologias humanas. Facebook vicia? Sim. Ele deixa algumas pessoas mais depressivas por conta de um uso excessivo? Sim. O Facebook aumenta ansiedade das pessoas? Sim.
Marcador(es): Opinião
Com todo o rebuliço em torno do marketing de conteúdo hoje em dia, você até poderia pensar que essa prática representa uma nova descoberta para atrair o cliente, estabelecer competência, tornar-se confiável e colocar seus produtos ou serviços no topo das prioridades do consumidor de conteúdo.
Marketing de conteúdo não é novidade, mas ele funciona e sempre funcionou!
O que ainda é novo e empolgante sobre esse tipo de marketing, e o que tem feito a prática crescer exponencialmente tanto no B2C (business-to-consumer) quanto no B2B (business-to-business), é o uso constante da evolução dos meios digitais para se promover e distribuir esse conteúdo.
A explosão do uso de conteúdo como uma técnica de marketing viável para quase qualquer empresa, de qualquer tamanho, está diretamente ligada ao crescimento da internet, dos meios digitais e em particular dos blogs e mídias sociais.
Marcador(es): Opinião
As novas tecnologias tornaram possíveis novas formas de comercialização conhecidas como comércio eletrônico (ou “e-commerce”), que se entende como a compra e venda de produtos, ou de serviços, por intermédio de meios eletrônicos, tal como a internet ou outras redes informáticas.
O comércio eletrônico nos permite realizar compras a qualquer momento e em qualquer parte do mundo, de forma cômoda, ágil e rápida. Não obstante, também envolve inconvenientes e perigos, no que tange à propriedade industrial e intelectual.
Marcador(es): Opinião
Segundo uma pesquisa realizada pela Responsys, empresa do segmento da comunicação via web, se compararmos o e-mail com os queridinhos da vez, Facebook e Twitter, pasmem, o e-mail ganha. Segundo a Responsys, são enviados diariamente 100 vezes mais e-mails do que posts no Facebook e Tweets juntos.
Fica claro que o e-mail marketing é uma ferramenta fundamental no relacionamento digital de qualquer empresa. Por outro lado, como consumidores, somos bombardeados diariamente com centenas de e-mails indesejados, nos levando a pensar que não queremos fazer o mesmo com os nossos clientes.
A solução para este problema está em desenvolvermos uma estratégia para, de maneira eficiente e eficaz, chegarmos até o público alvo sem causar nenhum - ou quase nenhum - desconforto.
Marcador(es): Opinião
É preciso ser muito renitente ou teimoso para negar as profundas transformações no jornalismo causadas pela tecnologia nos últimos 20 anos. As chamadas tecnologias da informação e das comunicações (TICs) mudaram de forma radical e irreversível a face do jornalismo em apenas duas décadas.
Que consequências podem essas transformações causar na vida de cada país? Muitas, com certeza. As redes sociais e as comunicações móveis revolucionaram a economia e abriram novos mercados. Criaram um novo espaço para a participação de milhões de cidadãos que não nunca haviam participado da vida política de seus países. Ajudaram a eleger e a reeleger o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, e a derrubar ditaduras no norte da África. Seguramente, terão também papel relevante nas próximas eleições brasileiras, no dia 5 de outubro de 2014.
O universo atual do Jornalismo brasileiro abrange três segmentos ou mídias bem distintas:
Marcador(es): Opinião
A realização da Copa do Mundo está, para muitos, se tornando em um pesadelo, com um alto custo que se arrastará por muitos anos. O sinal de alerta também acendeu para as empresas, nota-se um aumento constante de reclamações dos empresários sobre a paralisia da economia durante o período e também por causa dos feriados e falta de focos dos trabalhadores. E é esse desânimo o que mais preocupa em relação ao tema.
“O clima é de desmotivação, principalmente, por parte dos empresários e é fácil que isso tenha reflexo nos demais setores da sociedade, o que se vê é um cenário de retração econômica, que poderá reduzir a taxa de crescimento da empresa e ocasionar até mesmo a temida recessão”, alerta Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting.
“Contudo, enquanto grande parte dos empresários corta gastos nesse momento, o verdadeiro empreendedor sabe que chegou a hora de investir, pois é isso que fará diferença no futuro”, explica Barbosa, acrescentando que os investimentos podem ser os mais variados, desde capacitação de colaboradores até mesmo em relações publicitárias.
Marcador(es): Opinião
É difícil acreditar que em plena Era Digital continuamos sendo obrigados a confiar em um método de autenticação desenvolvido há mais de 50 anos e que se baseia principalmente na memorização de números e letras combinados. Já não era simples quando, no início, tínhamos de decorar uma, duas ou três senhas. Como tudo à nossa volta se transformou nestas últimas décadas, a quantidade de senhas e a complexidade delas também aumentou consideravelmente. Hoje em dia, é praticamente impossível memorizar todas as combinações – e as pessoas acabam anotando em tudo quanto é lugar, aumentando sua vulnerabilidade também.
Nos anos 60, quando foram criadas, as senhas eram usadas em locais bastante restritos, terminais dedicados, com conexão por fio e dentro de um espaço corporativo bem limitado. Ao serem apresentadas ao mundo, o universo da computação era bem menor do que o que temos hoje dentro de um único smartphone. Hoje, um número incrível de pessoas têm acesso à telefonia celular – mais do que têm acesso a água potável e energia elétrica. Até 2017, para se ter uma ideia, o m-commerce atingirá 3,2 trilhões de dólares. Já as operações bancárias online devem alcançar 894 milhões de pessoas em 2015. E só a receita dos anúncios comercializados no Google supera toda a indústria da mídia impressa nos Estados Unidos.
Marcador(es): Opinião