Agora na HousePress: Reportagem fotográfica para a próxima edição do Parker News, periódico trimestral da Parker Hannifin
Fale conosco:
blogpress@housepress.com.br
_seu case

Conte sua história de sucesso B2B!

Se você tem um case ou alguma outra informação interessante para os profissionais de comunicação ou marketing do segmento B2B, envie para nossa avaliação pelo e-mail blogpress@housepress.com.br. Sua mensagem poderá ser publicada aqui no BlogPress!

_nosso conceito

No BlogPress! você encontra informações sobre a comunicação B2B, além de dicas sobre as boas práticas de marketing industrial. Publicamos regularmente cases de mercado, artigos sobre as tendências na propaganda, no marketing, na publicidade e na web, além da opinião de especialistas e profissionais do setor. Resumindo: trabalhamos para que o marketing de sua empresa seja cada vez mais eficiente na comunicação B2B!

_nossa equipe

A equipe BlogPress! é formada por jornalistas, designers gráficos, publicitários e web designers – todos profissionais da HousePress Propaganda. Nossa missão é disponibilizar conteúdo qualificado aos que trabalham ou simplesmente se interessam pelo marketing desenvolvido no setor industrial e pela comunicação business-to-business.

_vale a pena acessar Português

B2B Magazine
Portal que aborda temas relacionados à Tecnologia da Informação e Negócios

Blog do Francisco Marcondes
Blog de Francisco Marcondes sobre marketing, vendas industriais e gestão de processos e pessoas

Blog NEI
Blog corporativo direcionado à indústria

Blog Vendas B2B
Renato Romeo ensina em seu blog como negociar e vender no mundo empresarial

CNI - Confederação Nacional da Indústria
Entidade que tem como missão defender e representar a indústria

Ethevaldo Siqueira
Website com as análises e tendências para o setor de tecnologia

IAB Brasil
Comunidade sobre marketing e mídias sociais gerenciada pela Interactive Advertasing Bureau

Ibramerc
Portal do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado

Instituto de Marketing Industrial
Instituto que tem como objetivo fomentar a cooperação entre empresas fornecedoras e clientes

Jornal Comércio, Indústria e Serviços
Veículo especializado em publicar notícias do comércio, indústria e serviços

Mundo do Marketing
Revista eletrônica especializada em informar, discutir e promover o mercado de Marketing

Portal de Branding
Portal que disponibiliza os mais variados temas, análises e opiniões relacionadas ao Branding.

Inglês

B2B International
Uma das principais consultorias especializadas na investigação do mercado business-to-business

B2B Marketing Online
No site são encontradas as práticas ideais, últimas notícias, pesquisas e cases de sucesso do setor de Marketing

B2B Voices
Blog que reúne profissionais especializados em Marketing, Relações Públicas e Mídias Sociais de importantes empresas do mercado B2B

The B2B Lead
Ferramenta apresenta conselhos de grande utilidade para profissionais de Marketing.

Espanhol

Marketing Directo
Portal de Marketing Direto e Publicidade especializado em divulgar notícias do setor

Puro Marketing
Portal com notícias, fóruns e publicações sobre os mais diversificados conceitos de Marketing

Revista Organiza
Revista eletrônica que reúne notícias, eventos e opiniões de especialistas de Marketing

_indique para um amigo
_14/1/2016 18:32:29

Redes sociais de nicho: segmentar pode ser o caminho do sucesso

Plataformas menores vêm ganhando força na internet

 
 
 
 
Já faz algum tempo que as redes sociais dominam a internet. Atualmente, é impossível falar sobre distribuição de conteúdo e até posicionamento de marca sem considerar o Facebook, Twitter ou o Youtube. Porém, além das grandes e famosas mídias sociais, existem algumas plataformas menores e especializadas que vem ganhando força: as redes sociais de nicho.
 
Trata-se de um ambiente virtual onde um grupo de pessoas com um interesse em comum se reúne. Criado esse “espaço”, elas podem compartilhar informações, comercializar produtos, anunciar serviços, entre outras funcionalidades que a plataforma oferece. Hoje em dia temos redes sociais voltadas para uma infinidade de temas como educação, leitura, esportes, cinema, cervejas e muito mais.
 
A grande vantagem das redes sociais de nicho é a possibilidade de reunir um público qualificado, extremamente interessado no tema em comum a todos. Isso cria uma excelente alternativa para anunciantes e empreendedores que ofereçam algum produto ou serviço. Por exemplo, uma rede social especializada em vegetarianismo pode ser desinteressante para a maioria da população, mas um restaurante que só oferece comidas do tipo achou seu público certeiro.
 
As redes sociais de nicho ainda possibilitam a criação de um ambiente dinâmico, em que os usuários discutem sobre o tema em questão. Isso é importante porque dessas conversas podem nascer soluções interessantes para as empresas que atuam no meio. Ou seja, essas redes sociais são o canal mais apropriado para entender o que o público de determinado segmento pensa, deseja e espera.
 
Dessa forma, o sucesso das redes de nicho não está em conquistar uma audiência enorme, se difundir pelo mundo e tornar-se conhecida. Uma boa plataforma temática deve atrair seu público específico, gerar conversas e ser útil para as pessoas interessadas naquele assunto. É por isso que as redes sociais de nicho são uma tendência para os próximos anos: elas se aproveitam do maior defeito das redes tradicionais, que é a multiplicidade de assuntos e a consequente dificuldade no direcionamento da publicidade.
 
Ainda assim, as mídias segmentadas têm alguns desafios a serem superados. Ao mesmo tempo em que se aproveitam da dispersão das grandes redes sociais, elas enfrentam a desleal concorrência de Facebook, Twitter e outras mais. Muitas pessoas preferem usar as mídias tradicionais, mesmo que existam outras mais específicas para o que procuram. Um exemplo claro: hoje existem várias plataformas para oferecer ou buscar carona. Mas um dos principais meios para quem deseja esse serviço ainda são os grupos do Facebook.
 
Ter um grande público não é o objetivo das redes temáticas, mas é preciso ter audiência suficiente para gerar conversas ou negócios. Esse é outro obstáculo que essas plataformas precisam enfrentar, já que poucas se popularizaram e caíram nas graças dos usuários.
 
No entanto, as perspectivas para as redes sociais de nicho são muito boas. Em um mundo com excesso de informações, leva vantagem quem consegue filtrar, segmentar e encontrar o público certeiro. Superando desafios de concorrência e divulgação, a tendência é que as mídias de nicho ganhem cada vez mais força e façam parte do nosso cotidiano.
 
*Dirceu Minetto é CEO e fundador da Edumais, uma rede social que integra cursos online e aproxima professores e alunos
 
Fonte: B2B Magazine

Marcador(es): OpiniãoTendências

Twitter Leia todos os posts