Agora na HousePress: Produção de relatórios sobre os trabalhos executados no mês para a MAPFRE Seguros
Fale conosco:
blogpress@housepress.com.br
_seu case

Conte sua história de sucesso B2B!

Se você tem um case ou alguma outra informação interessante para os profissionais de comunicação ou marketing do segmento B2B, envie para nossa avaliação pelo e-mail blogpress@housepress.com.br. Sua mensagem poderá ser publicada aqui no BlogPress!

_nosso conceito

No BlogPress! você encontra informações sobre a comunicação B2B, além de dicas sobre as boas práticas de marketing industrial. Publicamos regularmente cases de mercado, artigos sobre as tendências na propaganda, no marketing, na publicidade e na web, além da opinião de especialistas e profissionais do setor. Resumindo: trabalhamos para que o marketing de sua empresa seja cada vez mais eficiente na comunicação B2B!

_nossa equipe

A equipe BlogPress! é formada por jornalistas, designers gráficos, publicitários e web designers – todos profissionais da HousePress Propaganda. Nossa missão é disponibilizar conteúdo qualificado aos que trabalham ou simplesmente se interessam pelo marketing desenvolvido no setor industrial e pela comunicação business-to-business.

_vale a pena acessar Português

B2B Magazine
Portal que aborda temas relacionados à Tecnologia da Informação e Negócios

Blog do Francisco Marcondes
Blog de Francisco Marcondes sobre marketing, vendas industriais e gestão de processos e pessoas

Blog NEI
Blog corporativo direcionado à indústria

Blog Vendas B2B
Renato Romeo ensina em seu blog como negociar e vender no mundo empresarial

CNI - Confederação Nacional da Indústria
Entidade que tem como missão defender e representar a indústria

Ethevaldo Siqueira
Website com as análises e tendências para o setor de tecnologia

IAB Brasil
Comunidade sobre marketing e mídias sociais gerenciada pela Interactive Advertasing Bureau

Ibramerc
Portal do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado

Instituto de Marketing Industrial
Instituto que tem como objetivo fomentar a cooperação entre empresas fornecedoras e clientes

Jornal Comércio, Indústria e Serviços
Veículo especializado em publicar notícias do comércio, indústria e serviços

Mundo do Marketing
Revista eletrônica especializada em informar, discutir e promover o mercado de Marketing

Portal de Branding
Portal que disponibiliza os mais variados temas, análises e opiniões relacionadas ao Branding.

Inglês

B2B International
Uma das principais consultorias especializadas na investigação do mercado business-to-business

B2B Marketing Online
No site são encontradas as práticas ideais, últimas notícias, pesquisas e cases de sucesso do setor de Marketing

B2B Voices
Blog que reúne profissionais especializados em Marketing, Relações Públicas e Mídias Sociais de importantes empresas do mercado B2B

The B2B Lead
Ferramenta apresenta conselhos de grande utilidade para profissionais de Marketing.

Espanhol

Marketing Directo
Portal de Marketing Direto e Publicidade especializado em divulgar notícias do setor

Puro Marketing
Portal com notícias, fóruns e publicações sobre os mais diversificados conceitos de Marketing

Revista Organiza
Revista eletrônica que reúne notícias, eventos e opiniões de especialistas de Marketing

_indique para um amigo
_16/6/2014 16:42:44

Como os empreendedores podem investir para o crescimento durante a Copa do Mundo

Por Ricardo M. Barbosa

A realização da Copa do Mundo está, para muitos, se tornando em um pesadelo, com um alto custo que se arrastará por muitos anos. O sinal de alerta também acendeu para as empresas, nota-se um aumento constante de reclamações dos empresários sobre a paralisia da economia durante o período e também por causa dos feriados e falta de focos dos trabalhadores. E é esse desânimo o que mais preocupa em relação ao tema.

“O clima é de desmotivação, principalmente, por parte dos empresários e é fácil que isso tenha reflexo nos demais setores da sociedade, o que se vê é um cenário de retração econômica, que poderá reduzir a taxa de crescimento da empresa e ocasionar até mesmo a temida recessão”, alerta Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting.

“Contudo, enquanto grande parte dos empresários corta gastos nesse momento, o verdadeiro empreendedor sabe que chegou a hora de investir, pois é isso que fará diferença no futuro”, explica Barbosa, acrescentando que os investimentos podem ser os mais variados, desde capacitação de colaboradores até mesmo em relações publicitárias.

Uma alternativa que as grandes empresas estão encontrando para o momento é motivar os colaboradores com ações de recursos humanos, além de aproveitar o período para a busca de treinamento e desenvolvimento para os profissionais já contratados e políticas de retenção.

“O mercado está cada vez mais competitivo, para se buscar períodos de crescimento, é fundamental o investimento em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, quem não se planejar e estruturar com certeza irá perder espaço. O capital intelectual é o maior ativo de uma organização”, conta o diretor executivo da Innovia.

Exemplo pode vir das seleções

O período da Copa também pode ser utilizado para motivar os parceiros, e para isso, nenhum exemplo é melhor do que se espelhar em um time de futebol. Muitos já devem estar familiarizados com o termo “gestão de pessoas”, muito utilizado no ambiente profissional quando nos referimos ao gerenciamento de pessoas, trabalho em equipe, liderança, feedback... O curioso é que podemos aplicar este conceito a vários outros tipos de situação, como em um time de futebol. Pode parecer inusitado, mas quando o conceito é aplicado a um time também pode gerar resultados bem satisfatórios.

“Venho acompanhando o desempenho das Seleções Nacionais e observei alguns pontos que podem talvez explicar casos de fracassos. Em minha opinião, não existe diferença entre a liderança de um técnico de futebol e de um gestor dentro de uma empresa, pois ambos tem que motivar e influenciar seus colaboradores para atingirem as metas definidas pelo clube ou pela empresa”, explica Barbosa.

Ele explica que no caso das grandes seleções, mesmo que todos os jogadores tenha um treinamento pesado, possuem talentos e um técnico forte, o grande diferencial sempre estará no esquema tático adotado. O que geralmente acontece que em seus clubes principais o time joga de uma maneira e na seleção de outra. O tempo que passam treinando juntos é muito curto para se adaptarem, e acabam tendo dificuldades para desempenharem bem o que foi passado pelo treinador.

Assim, para uma seleção ser vitoriosa é importante que todos estejam incorporando o verdadeiro espírito da seleção– que é amor e orgulho de vestir a camisa, acima de qualquer coisa.

O trabalho em equipe é fundamental para se atingir resultados. É importante que o líder estabeleça um relacionamento de confiança com sua equipe, pois só assim a comunicação entre o emissor-receptor será eficaz. Desenvolver atividades que melhorem a relação entre a equipe é fundamental para que as pessoas tenham condições de se conhecerem melhor e instaurar um ambiente de cooperação e não de competição. É importante conhecer e respeitar o perfil de cada profissional, para que possam obter o seu melhor.

Cada equipe tem sua particularidade, mas o meu conselho para uma seleção atingir seus objetivos é potencializar os espíritos de grupo respeitando as individualidades. Assim, o empreendedor sendo um grande líder, com certeza estará aproveitando o momento e os exemplos para crescer, e não mais reclamar do que possa vir a acontecer. E bola para a frente!

*Ricardo M. Barbosa - é diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Marcador(es): Opinião

Twitter Leia todos os posts