Agora na HousePress: Apuração dos vencedores do mês do Programa de Relacionamento CLUBE DOCOL Instalador Profissional
Fale conosco:
blogpress@housepress.com.br
_seu case

Conte sua história de sucesso B2B!

Se você tem um case ou alguma outra informação interessante para os profissionais de comunicação ou marketing do segmento B2B, envie para nossa avaliação pelo e-mail blogpress@housepress.com.br. Sua mensagem poderá ser publicada aqui no BlogPress!

_nosso conceito

No BlogPress! você encontra informações sobre a comunicação B2B, além de dicas sobre as boas práticas de marketing industrial. Publicamos regularmente cases de mercado, artigos sobre as tendências na propaganda, no marketing, na publicidade e na web, além da opinião de especialistas e profissionais do setor. Resumindo: trabalhamos para que o marketing de sua empresa seja cada vez mais eficiente na comunicação B2B!

_nossa equipe

A equipe BlogPress! é formada por jornalistas, designers gráficos, publicitários e web designers – todos profissionais da HousePress Propaganda. Nossa missão é disponibilizar conteúdo qualificado aos que trabalham ou simplesmente se interessam pelo marketing desenvolvido no setor industrial e pela comunicação business-to-business.

_vale a pena acessar Português

B2B Magazine
Portal que aborda temas relacionados à Tecnologia da Informação e Negócios

Blog do Francisco Marcondes
Blog de Francisco Marcondes sobre marketing, vendas industriais e gestão de processos e pessoas

Blog NEI
Blog corporativo direcionado à indústria

Blog Vendas B2B
Renato Romeo ensina em seu blog como negociar e vender no mundo empresarial

CNI - Confederação Nacional da Indústria
Entidade que tem como missão defender e representar a indústria

Ethevaldo Siqueira
Website com as análises e tendências para o setor de tecnologia

IAB Brasil
Comunidade sobre marketing e mídias sociais gerenciada pela Interactive Advertasing Bureau

Ibramerc
Portal do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado

Instituto de Marketing Industrial
Instituto que tem como objetivo fomentar a cooperação entre empresas fornecedoras e clientes

Jornal Comércio, Indústria e Serviços
Veículo especializado em publicar notícias do comércio, indústria e serviços

Mundo do Marketing
Revista eletrônica especializada em informar, discutir e promover o mercado de Marketing

Portal de Branding
Portal que disponibiliza os mais variados temas, análises e opiniões relacionadas ao Branding.

Inglês

B2B International
Uma das principais consultorias especializadas na investigação do mercado business-to-business

B2B Marketing Online
No site são encontradas as práticas ideais, últimas notícias, pesquisas e cases de sucesso do setor de Marketing

B2B Voices
Blog que reúne profissionais especializados em Marketing, Relações Públicas e Mídias Sociais de importantes empresas do mercado B2B

The B2B Lead
Ferramenta apresenta conselhos de grande utilidade para profissionais de Marketing.

Espanhol

Marketing Directo
Portal de Marketing Direto e Publicidade especializado em divulgar notícias do setor

Puro Marketing
Portal com notícias, fóruns e publicações sobre os mais diversificados conceitos de Marketing

Revista Organiza
Revista eletrônica que reúne notícias, eventos e opiniões de especialistas de Marketing

_indique para um amigo
_22/1/2015 14:20:09

Como o marketing B2B vai mudar em 2015

Por Décio Colasanti

Quais caminhos o marketing B2B vai seguir a partir de agora? Que ferramentas ou estratégias serão mais utilizadas, e quais cairão em desuso? O que é preciso fazer para ampliar o ROI, melhorando os resultados de suas ações de comunicação com o mercado?

É claro que não existe uma resposta única ou definitiva, mas aqui vão algumas sugestões interessantes apresentadas por especialistas internacionais na matéria. Creio que esses insights podem ser úteis para muitos gestores de marketing brasileiros.

1.      Fale uma linguagem única

“Nossos mundos físico e digital colidiram, de forma que os consumidores já não os diferenciam mais”, explica John Watton, diretor de marketing digital da Adobe EMEA. “Eles esperam uma experiência sempre muito positiva, não importa quando, onde e como estejam interagindo com a marca. Em 2015, as marcas devem trabalhar para fazer com que todos os canais de contato com o cliente funcionem perfeitamente juntos, alinhados como se fossem um só, utilizando o melhor dos ambientes online e offline para produzir no consumidor uma experiência definitiva”.

2.      Conteúdo é fundamental

“Em 2015 os profissionais de marketing vão perceber que eles precisam criar conteúdo realmente direcionado a atender os interesses e necessidades de seus clientes, e não os seus próprios”, diz Ross Robertson Howard, do Content Marketing Institute, de Londres.

Ok, mas como se faz isso? Quem responde é o também inglês Mike Allen: “Personalize sua mensagem de maneira a alcançar os formadores de opinião dos mercados onde sua empresa quer crescer”, sugere. “Não se trata de contratar celebridades ou apresentadores de telejornais; são as pessoas comuns inseridas nestes mercados que terão prazer de contar aos outros que sua marca ou produto é melhor do que as demais, e por quê”, lembra Allen.

Sem dúvida, um ótimo caminho a ser seguido. Mas há outras ações que também podem ser úteis para você, sua companhia e seus objetivos neste ano.

3.      Ajuste-se ao que o cliente espera

Veja o que diz Nick Gallop, profissional de tecnologia, finanças e marketing B2B: “Para atualizar sua abordagem com uma estratégia inovadora, comece perguntando aos seus clientes como foi a experiência dele com sua marca”, propõe. “As pesquisas de mercado podem mostrar se a sua mensagem está chegando lá ou não, se ela está sendo bem compreendida, e como foi a experiência deles usando seus produtos ou serviços, comparada com suas promessas e com as expectativas que eles tinham até então”. Enquanto você estiver recebendo as opiniões, pode aproveitar e perguntar a eles o que gostariam que você melhorasse. “As respostas seguramente o ajudarão a concentrar seus esforços nos pontos mais relevantes, para que seu trabalho seja produtivo em 2015”, conclui Gallop.

4.      Defina uma estratégia vencedora

Ashley Zeckman, diretora de desenvolvimento estratégico na agência Gruen, sugere uma ação objetiva, dividida em três etapas: 1. Tenha um plano de marketing, sabendo que ele poderá precisar evoluir; 2. Seja autêntico e transparente na forma como você se comunica com seus clientes ativos e prospects; e 3. Concentre sua estratégia nas necessidades de seus clientes, e não apenas nas metas que você deseja alcançar.

E você, já definiu suas ações de marketing B2B para 2015?

Décio Colasanti, diretor da House Press Propaganda

Marcador(es): OpiniãoTendênciasVale a dica

Twitter Leia todos os posts